Tópicos

Avisos

8 Mai Apresentação de ACS no dia 10.Maio às 14h30 no âmbito das JOIN.

8 Mai Site criado.

Objectivos

A disciplina da engenharia de software cobre não só os aspectos técnicos da construção dos sistemas de software, mas também aspectos de gestão, tais como a liderança de equipas de programação, o planeamento das actividades e a análise económica dos projectos de desenvolvimento tecnológico.

A engenharia de software pode ser definida de várias formas. Das várias sugestões já feitas, salientam-se as seguintes:

  • "The establishment and use of sound engineering principles (methods) in order to obtain economically software that is reliable and works on real machines" [Bauer 1972].
  • "Software engineering is that form of engineering that applies the principles of computer science and mathematics to achieving cost-effective solutions to software problems" [CMU/SEI-90-TR-003].
  • The application of a systematic, disciplined, quantifiable approach to the development, operation, and maintenance of software" [IEEE 1990].

Todas estas definições incluem uma ideia central que implica que a engenharia de software é muito mais que codificar programas numa dada linguagem e inclui questões de qualidade, económicas, de gestão de recursos humanos, bem como conhecimentos e aplicação de princípios metodológicos.

A engenharia de software baseia-se em princípios da ciência da computação e da matemática, mas, como ramo da engenharia, ultrapassa largamente estes princípios e recorre igualmente a um conjunto alargado de outras disciplinas (engenharia de computadores, gestão, gestão de projectos, gestão da qualidade, ergonomia em software e engenharia de sistemas). A engenharia de software preocupa-se com a criação de software de qualidade, segundo uma abordagem sistemática, controlada e eficiente. Há necessariamente uma ênfase na análise, especificação, concepção e manutenção dos sistemas de software. Adicionalmente, devem abordar-se questões relacionadas com a gestão, a qualidade, o uso de normas e a gestão das capacidades dos projectistas.

Assim, esta unidade curricular de "Análise e Concepção de Software" tem por objectivo principal cobrir temáticas relacionadas com o desenvolvimento técnico de aplicações de software, com especial enfoque nas actividades de análise e concepção, e abordando também, embora em menor grau, o teste e a implementação. A componente prática está assegurada pela inclusão dum módulo de projecto, que irá funcionar como elemento integrador das várias matérias leccionadas nos restantes módulos.

-- 08 May 2007

r2 - 08 May 2007 - 16:58:52 - JoaoMiguelFernandes
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM