Tópicos

Avisos

8 Mai Apresentação de ACS no dia 10.Maio às 14h30 no âmbito das JOIN.

8 Mai Site criado.

Education » ACS » Modulos » PI

Projecto Integrado

Com esta unidade curricular pretende-se integrar, num único projecto de cariz implementacional (relativo à execução das actividades de desenvolvimento de software), as competências desenvolvidas nas restantes unidades curriculares deste módulo. A fase de implementação é um acto fundamental da engenharia de software, ou seja, consiste na construção de software de acordo com o pretendido e a funcionar correctamente, através da combinação de actividades de codificação, validação e teste. A implementação de software está intimamente ligada à concepção, visto que a primeira deve transformar em suporte tecnológico (código) as arquitecturas concebidas e descritas pela segunda. Esta transformação tende a ser cada vez mais automática, pois existem sub-tarefas perfeitamente repetitivas e mecanicistas. Assim, é na implementação de software que a utilização de ferramentas se mostra mais crítica.

Considera-se desejável que o projecto integrado funcione segundo a abordagem PLEE (Project-Led Engineering Education). Assim, as temáticas a ministrar nas restantes unidades curriculares devem contribuir directamente para a execução do projecto, o que obriga a uma coordenação entre todos os docentes envolvidos, de forma a que esta unidade curricular seja, de facto, um projecto de desenvolvimento de software que integra um conjunto muito alargado das valências previstas. Em especial, espera-se que o enfoque das restantes disciplinas seja fortemente condicionado pelas temáticas incluídas no projecto.

Programa resumido

  • Desenvolvimento de um projecto integrador com a inclusão de todos os conhecimentos focados nas restantes unidades curriculares
  • Tratamento, numa óptica de projecto, da componente de testes do sistema software, abrangendo os testes unitários de integração e carga.

Resultados de Apreendizagem Específicos

  • Construir, em equipa, sistemas de software complexos, de acordo com o pretendido e a funcionar correctamente, através da combinação de actividades de análise, concepção, codificação, validação e teste.
  • Aplicar, em contextos práticos, os conhecimentos adquiridos no módulo, em projecto de exigência similar ao que os encontrarão na indústria, quando profissionais.
  • Utilizar ferramentas (meta-CASE, frameworks IDEs), nomeadamente no contexto das actividades menos criativas e nas quais o ser humano tem mais tendência para cometer erros.
  • Usar normas, para garantir a uniformidade processual e notacional e para permitir a interoperabilidade e portabilidade das soluções.

-- 08 May 2007

r2 - 08 May 2007 - 16:45:37 - JoaoMiguelFernandes
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM