Tópicos

Avisos

8 Mai Apresentação de ACS no dia 10.Maio às 14h30 no âmbito das JOIN.

8 Mai Site criado.

Sumário

A análise e a concepção são actividades incluídas no processo de desenvolvimento de software. O desenvolvimento refere-se às fases do ciclo de vida responsáveis pelo projecto de construção de sistemas, incluindo ainda a implementação (também designada de construção). Excluem-se, por exemplo, os estudos de viabilidade económica, as tarefas de manutenção e a utilização efectiva do sistema.

A unidade curricular de "Análise e Concepção de Software", do Mestrado de Informática da Universidade do Minho, tem como principal objectivo dotar os estudantes de competências tecnológicas, científicas e metodológicas no contexto do desenvolvimento (e mais concretamente nas tarefas de análise e concepção) de sistemas de software de elevada complexidade, para obter soluções correctas e fiáveis recorrendo aos princípios básicos da engenharia.

Esta unidade, cujos módulos internos que a consubstanciam correspondem a 30 ECTS, organiza-se em torno de quatro áreas científicas, definidas no IEEE/ACM Curriculum Guidelines for Software Engineering [SE 2004]:

  • MAA - Software Modeling & Analysis
  • DES - Software Design
  • VAV - Software V&V
  • PRF - Professional Practice

Para frequentar esta unidade, os alunos devem possuir as competências associadas às duas seguintes SEEK (Software Engineering Educational Knowledge) Areas [SE 2004]:

  • CMP - Computing Essentials (Computer Science foundations, Construction technologies, Construction tools, Formal construction methods)
  • FND - Mathematical & Engineering Fundamentals (Mathematical foundations, Engineering foundations for software, Engineering economics for software)

Estas competências são, grosso modo, obtidas pelos alunos que frequentam as licenciaturas de 1º ciclo em TIC da U.Minho. Em concreto, espera-se que os alunos sejam capazes de construir programas usando métodos rigorosos de especificação e linguagens de programação e de pôr a executar os programas escritos, usando as ferramentas adequadas (editores, compiladores, interpretadores, depuradores, IDEs).

O aluno interessado por esta unidade será aquele que, após formação na área da programação de computadores, pretende complementar essas suas competências tecnológicas, com uma vertente mais vocacionada para a execução de actividades de desenvolvimento de software, segundo uma abordagem de engenharia (engenheiro de software, engenheiro de requisitos, analista de sistemas, arquitecto de software).

A avaliação é feita por exame global único e aborda os assuntos tratados em todos os módulos que cosntituem a unidade curricular.

Coordenação Científica

Classificação ACM

  • Software / SOFTWARE ENGINEERING / General / Standards: 3 ECTS
  • Software / SOFTWARE ENGINEERING / Requirements/Specifications: 7 ECTS
  • Software / SOFTWARE ENGINEERING / Design Tools and Techniques: 7 ECTS
  • Software / SOFTWARE ENGINEERING / Coding Tools and Techniques: 5 ECTS
  • Software / SOFTWARE ENGINEERING / Software Architectures: 6 ECTS
  • Information Systems / INFORMATION INTERFACES AND PRESENTATION / User Interfaces: 2 ECTS

-- 08 May 2007

r17 - 08 May 2007 - 16:57:58 - JoaoMiguelFernandes
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM