...collaborate on

FAQ de Métodos de Programação II


Índice:


Nas pautas que saíram relativamente ao ano 2004/05, alguns alunos têm como nota '*'. Em termos práticos, a que se resume esta nota?... Que nota mínima no exame escrito precisam os alunos em questão para obter aprovação à disciplina?


ALERT! Visto q o exame é na proxima semana, e existe nota prática obrigatoria, para quando a pauta da avaliação prática?

Durante os exames os horarios de atendimento dos docentes vai ser o mesmo?


Para quem congela a nota do trabalho do ano anterior, os 10% dos trabalhos das TP podem ser contabilizados?

-- TWikiGuest - 19 Mar 2005


Quem pode contribuir para esta FAQ?

Qualquer aluno inscrito na disciplina de Métodos de Programação II. Se quiser contribuir e não estiver registado use o login TWikiGuest com password guest.

-- JoseBacelarAlmeida - 19 Feb 2005


Gostaria de saber se os alunos que já efectuaram os trabalhos práticos da disciplina em anos anteriores necessitam de o fazer novamente este ano. Caso não seja necessário quais os procedimentos a seguir?

-- AlexandreCarvalho? - 28 Feb 2005

Os alunos que realizaram a componente prática da disciplina no ano passado (2003/2004) podem optar por congelar a nota prática. Para isso deverão enviar um email ao docente responsável pela disciplina ou ao docente das aulas teórico-práticas.

-- JoseBacelarAlmeida - 02 Mar 2005


Já agora, para quem é trabalhador, a nota prática é congelada por dois anos?

Não.

E já agora, quem é trabalhador não precisa de congelar a nota; nem sequer por um ano.

-- JoseBarros - 16 Mar 2005

Para "defesa" do colega que escreveu isto, deixe-me dizer-lhe que para bom entendedor meia palavra basta. Trabalhador já é uma e (neste caso) = trabalhador estudante. Às vezes nem sequer são precisas palavras para compreender certas situações. Mas para isso é preciso ser-se ainda mais inteligente. Enfim, é pena que o sr.JBB tenha sempre de mandar o seu (infeliz) comentario para o ar.

Qualquer trabalhador estudante tem direito a um regime especial de frequência de todas as disciplinas de uma licenciatura! Se este regime especial não permite o congelamento de uma nota prática durante 2 anos então qual é a diferença em relação a um regime normal?? Há professores que permitem o congelamento durante 2 anos, mas pelos vistos outros têm a mania que pode fazer tudo o que lhe apetece!

--

Mais uma vez os docentes de lesi pretendem ser diferentes... não é negando direitos aos alunos que contribuimos para que o curso seja cada vez melhor, devemos apoiar aqueles que já se encontram a trabalhar pois são eles que dão visibilidade e prestigio ao nosso curso permitindo abrir novas portas para os recem licenciados. Mas parece que alguns docentes não partilham desta opinião... não se preocupem, não estamos atrás dos vossos empregos, existe mercado para todos...

--

O trabalho não vai ser em conjunto com PPIV?? Na página de PPIV tinha isto relativamente ao congelamento de nota: CONGELAMENTO DE NOTAS PRATICAS - PPIV 2004/2005 Todos os alunos que pretendam congelar as suas notas praticas obtidas EM ANOS ANTERIORES, devem enviar um email para o endereço congelamentos_PPIV_0405@di.uminho.pt com SUBJECT: Congelamento de Nota e contendo apenas a sua identificação, ou seja, NUMERO, NOME e CURSO. A data limite para tal indicação será o dia 31 de Maio de 2005. -- M.Ferreira - 16 Mar 2005

--

Uma vez que que este assunto parece interessar alguns dos alunos, vou tentar repetir aqui o argumento apresentado na primeira aula sobre o congelamento das notas práticas.

É da minha opinião que a componente prática da disciplina não se trata de mais um obstáculo à aprovação mas antes uma ajuda na consolidação dos conhecimentos e competências que se pretende que os alunos adquiram ao frequentar (com sucesso) esta disciplina.

Daí que as notas das várias componentes não devam ser consideradas em separado mas como parte de um todo.

A situação excepcional consagrada no RIAPA dos trabalhadores estudantes efectuarem uma disciplina com duas componentes em dois anos consecutivos pode ser justificado pela falta de recursos (neste caso, disponibilidade destes alunos) para poderem frequentar a disciplina tal como ela foi desenhada.

No caso da disciplina de Métodos de Programação II, nesta edição de 2004/2005 e face à inexistência de recursos docentes suficientes, resolvi alargar a excepcionalidade desta situação aos outros alunos. Esta decisão tem custos associados. Estou convencido de estar a contribuir para que alguns alunos tomem a decisão (errada no meu ponto de vista) de congelar a nota prática do ano anterior, dificultando-lhes por isso mesmo a tarefa de atingirem os objectivos desta disciplina.

Quanto à discrepância entre os critérios usados em MP2 e PP4, apesar de o trabalho prático ser comum, esta partilha tem como objectivos: (1) pela parte dos alunos que vão apresentar os trabalhos de PP4 e de MP2, concentrarem-se apenas num enunciado, (2) pela parte das equipas docentes das duas disciplinas, poupar os poucos recursos que temos para as recepções dos trabalhos. Pelo que, para os alunos inscritos apenas numa das disciplinas ou que não pretendam realizar a parte prática de alguma delas, esta partilha é irrelevante.

Finalmente, a minha participação nesta discussão, apesar da falta de educação de algumas intervenções acima, deve-se à convicção que tenho que se tratam de excepções que não devem privar a maioria dos alunos da utilidade desta FAQ.

-- JoseBarros - 17 Mar 2005


Será possível colocarem as notas práticas do ano passado online?

Já estão na página. Em breve também estará a lista dos alunso que pediram para congelar a nota.

-- JoseBarros - 16Mar2005


Quantos trabalhos práticos vão existir este ano, para quando (+/-)? E relativamente ás apresentações para quando estão programadas?

-- AlexandreCalisto? - 16 Mar 2005

Vai existir apenas 1. Para ser entregue no final do ano. Com apresentação conjunta com o trabalho de PP4. Adicionalmente, serão pedidos pequenos trabalhos (facultativos) para serem entregues nas aulas TPráticas. O peso desta componente facultativa é de 10% da nota final.

-- JoseBarros - 16-Marco-2005


Sendo esta componente facultativa (mas que vale 10%), porquê prejudicar quem não pode assistir às aulas práticas e fazer os respectivos trabalhos - por exemplo alunos com sobreposição de horários ou trabalhadores estudante? Porque não considerar 40% o valor do trabalho prático nestes casos?

-- TWikiGuest - 26 Mar 2005


A professora das teórico-práticas disse que irá haver um trabalho para o qual teremos 3 semanas para fazer, que será para entregar nas tp e no qual terá-se de aplicar tudo o que se aprendeu nessas aulas. Gostaria de saber se haverá mais alguma informação disponibilizada na página da cadeira sobre esse trabalho e se sim, quando mais ou menos é que estará disponível.

-- TWikiGuest - 05 Apr 2005

Esse trabalho que foi proposto era um trabalho facultativo, daqueles que contam 10% para a nota. Também gostaria de obter mais informação sobre ele.

-- TWikiGuest - 06 Apr 2005


Quanto ao Trabalho Prático, como vêm expressas as horas de partida? 4 digitos seguidos (por exemplo, 1659) ? separados por 2 pontos (16:59) ?

-- AlexandreCarvalho?

Qualquer uma das alternativas. Isto é, fica ao vosso critério. -- JoseBarros - 06 May 2005

As durações dos voos serão expressas em minutos ou horas:minutos?

-- AlexandreCarvalho?

Idem. -- JoseBarros - 06 May 2005

No ponto 3, quando assume que a ordem da lista estabelece a prioridade das cargas o que é que devemos inferir disto? que as capacidades de peso e volume dos voos vão-se alterando consoante a alocação das cargas?

-- AlexandreCarvalho?

Não. O que quer dizer é que se eu tiver a alternativa de colocar uma de duas cargas, coloco aquela que aparece em primeiro lugar na lista. -- JoseBarros - 06 May 2005

Os dois ficheiros de texto que serão usados nos testes vão ser disponibilizados pelo professor?

... ou seremos nós a criar um exemplo? Digo isto porque o volume de dados que o meu ficheiro tem neste momento é pequeno para testar o desempenho da aplicação. Já agora uma dúvida simples para o meu caso de testes: podemos ter voos com a mesma origem e mesmo destino, nas mesmas horas, com designações diferentes? Por exemplo TP1201 e TP1202 ??

-- Alvaro Silva - 06 May 2005

No ponto 3, a lista de cargas dada, como sabemos qual é a origem da carga?

Suponho que a origem será comum para todas as cargas. Eu não sei como os professores pretendem, por aqui a origem está a ser especificada na linha de comandos. Exemplo: ./mp2 -origem=Lisboa ... -- AlexandreCarvalho? - 16 May 2005

Quando não é dito nada, e como se trata de uma extensão do trabalho de PP4, estamos a falar de uma mesma origem -- aquela cuja gestão é proposta em PP4. Mas a sugestão de isso ser feito da linha de comando também me parece reazoável. -- JoseBarros - 25 May 2005

Um Voo pode comportar mais que uma carga, isto é, se o avião tiver espaço pode levar 1+ cargas? ou apenas uma unica?

Pode e deve levar as cargas que lá couberem. -- JoseBarros - 25 May 2005

Será que podiam disponibilizar o exame da primeira chamada?

Quando é que irão sair as notas do exame?

-- TWikiGuest - 11 Jul 2005

r113 - 11 Jul 2005 - 14:59:51 - TWikiGuest
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback
Syndicate this site RSSATOM