Lógica Computacional

Licenciatura em Ciências da Computação - 2º ano

Tópicos

Avisos

22/07/2009: Disponíveis notas da época de recurso.

07/05/2009: Disponível enunciado do projecto prático.

06/03/2009: Já disponível o guião da primeira aula prática (aqui).

Education » LC » WebHome
Esta disciplina tem por objectivo aprofundar a relação existente entre lógica formal e a computação. Esta relação pode assumir diferentes formas, dependendo da perspectiva sobre a qual é analisada:
  • Uma primeira perspectiva consiste em eleger o processo de verificar a validade de fórmulas lógicas como problema computacional - por outras palavras, procuram-se construir programas que estabeleçam a validade de fórmulas lógicas. Tal como iremos ter oportunidade de estudar neste curso, este problema é difícil, mesmo para lógicas muito simples (e.g. lógica proposicional).
  • Uma segunda perspectiva consiste em adoptar a noção de dedução lógica como motor de cálculo de uma linguagem de programação. Uma destas linguagens é o Prolog, que será estudada neste curso.
  • Por último, iremos também abordar o que é habitualmente designado por Analogia de Curry-Howard: esta analogia permite-nos estabelecer um paralelo entre sistemas lógicos e linguagens de programação funcionais, constituindo assim uma fundamentação lógica para essas linguagens.

r14 - 18 Feb 2010 - 13:06:08 - OlgaPacheco
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM