MICEI

Mestrado em Informática e Curso de Especialização em Informática

Tópicos

Avisos

IMPORTANTE: A partir do ano lectivo de 2007/2008, o MICEI funcionará já adequado ao Modelo de Bolonha. Para mais informações consulte Mestrado de Informática.

IMPORTANTE: Directivas para a transição MICEI - Mestrado de Informática (30.07.07)



Seminários MICEI, todas as sextas-feiras, 18h, Anfiteatro DI-A1. Participa!!

Propostas de Temas para Dissertação (aberto em permanência) (Novos temas!)

Lista das Opções do 2.º Semestre do Education.MICEI

AVISO:

Comunicações por Computador II (CC II)

Página da disciplina: http://marco.uminho.pt/~paulo/mi/

Docente: Doutora Maria Solange

Apresentação da disciplina Um dos principais desafios dos Internet Service Providers (ISPs) prende-se com conseguir uma oferta diversificada de serviços de comunicação, efectuando uma gestão racional dos recursos de rede. Neste contexto, a disciplina de Comunicações por Computador II aborda a problemática do suporte de qualidade de serviços (QoS? ) na Internet numa perspectiva de integração de serviços. Discutem-se os aspectos mais relevantes para melhorar a adequabilidade da Internet como plataforma de comunicação e suporte a aplicações distribuídas com requisitos de qualidade distintos e apresentam-se as principais soluções propostas pelo Internet Engineering Task Force (IETF) para o efeito. Nesta disciplina são também estudados os principais protocolos para suporte de comunicação em grupo a nível de um ISP e entre ISPs, analisando-se diversas aplicações para difusão selectiva de áudio e vídeo.

Sistemas Distribuídos II (SD II)

Página da disciplina: http://gsd.di.uminho.pt/teaching/MI-SD2/2005/

Docente: Doutor Rui Carlos Oliveira

Objectivos: Construir modelos de sistemas distribuídos adequados à análise e concepção de sistemas e aplicações confiáveis; Identificar e descrever os princípios de confiablidade e as técnicas para a atingir; Descrever e interpretar as propriedades fundamentais dos protocolos de comunicação em grupo; Projectar sistemas replicados por software; Descrever, analisar e relacionar problemas e de coordenação distribuída.

Computação Paralela (CP)

Página da disciplina:

Docente: Doutor António Manuel Pina

Apresentação da Disciplina: O aumento em complexidade e dimensão dos problemas e o volume de dados a tratar, em domínios tão diversos que vão da física à engenharia ou da biologia às ciências sociais, impõe a utilização de ferramentas de elevado custo computacional, normalmente associadas à utilização de super computadores, sistemas com espaço disponível para armazenamento de dados, memória e velocidade de processamento cada vez maiores, o que frequentemente inviabiliza o desenvolvimento de tais projectos por laboratórios que não disponham de muitos recursos, devido aos altos custos de aquisição, de manutenção e de actualização destas máquinas. A computação de alto desempenho, é capaz de nos oferecer duas alternativas para solucionar este problema: clusters e grids de computadores, baseados em sistemas de pequeno porte, e tecnologias de comunicação, a preços acessíveis. A disciplina de computação paralela representa uma primeira abordagem ao planeamento e instalação de cluster, e à computação em grid que beneficia da existência do SEARCH, um cluster real, instalado no departamento de informática, que irá ser usada pelos estudantes como plataforma para experimentação e validação dos conceitos apresentados.

Mobilidade em Redes IP (MRIP)

Página da disciplina: http://marco.uminho.pt/~paulo/mip

Docentes: Doutor Pedro Nuno Sousa e Doutor Bruno Alexandre Dias

Apresentação da Disciplina: O aparecimento e a crescente utilização das tecnologias de comunicação sem fios tem vindo a potenciar o desenvolvimento de inúmeros serviços avançados no âmbito das redes de comunicação. Neste sentido, a disciplina de Mobilidade em Redes IP aborda e analisa em detalhe as principais soluções propostas para a camada de rede IP que permitem a mobilidade dos diversos equipamentos de rede. Neste âmbito, nesta disciplina são estudados diferentes modelos de suporte à mobilidade em redes IPv4 e IPv6, bem como diversas propostas de optimização dos tempos de resposta inerentes a essas soluções (micromobilidade IP). Adicionalmente a todas estas questões, serão também alvo de especial atenção diversos tópicos avançados sobre gestão e segurança de redes em ambientes móveis, bem como diferentes modelos de Qualidade de Serviço que podem ser adoptados nas redes TCP/IP.

Visão por Computador (VC)

Página da disciplina: http://gec.di.uminho.pt/micei/vpc/

Docente: Doutor João Luís Sobral

Apresentação da Disciplina: Nesta disciplina os alunos vão aprender técnicas de processamento de imagens digitais de extrema utilidade, num mundo cada vez mais baseado em imagens digitais, técnicas cuja utilização é também cada vez mais difundida na indústria, visando substituir o tradicional controlo de qualidade através da inspecção visual por meios baseado em visão por comutador.

Interacção Humano-Computador (IHC)

Página da disciplina: http://sim.di.uminho.pt/Disciplinas/ihc/

Docente: Doutor José Francisco Campos

Apresentação da Disciplina: Quem é que a deverá escolher: Quem estiver interessado em: a) olhar para um sistema software como algo que deve ser útil aos utilizadores b) estudar de que forma considerações sobre os utilizadores desse sistema devem ser incorporados no desenvolvimento do mesmo. Será importante realçar que a disciplina não é sobre design (i.e. cores, formas etc.) mas sobre a eficácia eficiência e satisfação com que o software é (ou não) utilizado (ou utilizável) pelos seus utilizadores.

Processamento de Linguagens (PL)

Página da disciplina: http://www.di.uminho.pt/~prh/curmespl05.html

Docente: Doutor Pedro Rangel Henriques

Apresentação da Disciplina: O uso de linguagens de programação ou de comandos é a base em que assenta toda a Comunicação Humano/Computador, ou seja, é o suporte de toda a actividade do Programador. Mas usar linguagens variadas e de diferentes níveis de abstracção na interacção com uma máquina que só entende uma linguagem primitiva (o código-máquina), requer que se desenvolvam tradutores entre essas linguagens. Tais programas, ditos compiladores ou processadores de linguagens (para se ser mais genérico), são complexos e sujeitos a apertados requisitos de alta performance. Esta disciplina opcional visa precisamente clarificar todos estes conceitos(sobre linguagens, gramáticas e seus reconhecedores/tradutores) de modo a habilitar os alunos a serem capazes de produzir (automaticamente) processadores para as novas linguagens de que tenham necessidade. Ao fazê-lo, pretende-se, ensinar técnicas de programação e ferramentas que possam ser úteis em outras áreas, nomeadamente no processamento de língua natural, na manipulação (extracção de conhecimento) de textos e no tratamento de documentos. Em particular, falar-se-á ainda da estruturação de documentos com linguagens de anotação (como o XML) e na sua transformação automática (recorrendo a XSL).

Tópicos de Comercio Electrónico (TCE)

Página da disciplina: http://www.di.uminho.pt/~pjn/Aulas/TCE/index.html

Docentes: Doutor Paulo Jorge Novais e Doutor César Analide

Apresentação da Disciplina: Os agentes inteligentes apresentam-se-nos como uma nova geração de entidades virtuais que realizam tarefas autonomamente, em favor de outras entidades, como empresas, organizações ou pessoas. Por outro lado, a sociedade do conhecimento requer o desenvolvimento de métodos, ferramentas e teorias para analisar, definir, modelar e especificar sistemas baseados em agentes para a Internet. Perspectiva-se que no futuro será possível fazer com que um sistema ou agente inteligente reconheçam as características sócio-culturais, preferências ou gostos da entidade por quem respondem reconhecendo-se-lhes capacidade, competência e responsabilidade para tomar decisões por ele.

Desenvolvimento de Sistemas Embebidos (DSE)

Página da disciplina: http://gec.di.uminho.pt/micei/dse-0304/

Docente: Doutor João Miguel Fernandes

Apresentação da Disciplina: Esta disciplina aborda o desenvolviemnto de sistemas embebidos, com uma ênfase muito forte nas questões ligadas ao software, usando uma abordagem sistémica e baseada em modelos gráficos (model-driven), que hoje em dia é cada vez mais usado em diversos domínios da Informática. A disciplina começa com o estudo de 2 casos práticos, para os alunos perceberam em contextos reais quais os problemas a tratar, para depois, usando esse referencial, se discutirem e explicarem os princípios metodológicos que se devem seguir para os resolver.

Introdução aos Sistemas de E-CAD (ECAD)

Página da disciplina: http://www.di.uminho.pt/~jal/e-cad

Docente: Doutor José Augusto Lima

Apresentação da Disciplina: A disciplina de e-CAD aborda algumas das soluções e algoritmos utilizados nas actuais plataformas de Computer Aided Design. Dá-se ênfase à análise, e exploram-se exemplos, de suporte web e de e-formação úteis para um designer percorrer com sucesso as diversas fases de concepção do projecto. Este tipo de conhecimento é necessário para completar a formação informática básica, pois desenvolver algoritmos, e implementar aplicações isoladas de software não é suficiente para se compreender como, e porque, articular a contribuição de uma qualquer destas soluções pontuais, no design-flow descentralizado de um produto.

Gestão Integrada em Serviços de Redes IP (GISRIP)

Página da disciplina: É o primeiro ano que disponibiliza esta opção no Education.MICEI pelo que ainda não existe página da disciplina, que passará a haver se for escolhida por um número mínimo de três/quatro alunos.
Docente: Doutor Bruno Alexandre Dias

Apresentação da Disciplina: A Gestão de Redes, Serviços e Aplicações Distribuídas tem sido, na última década, um área de I&D ao mesmo tempo difícil e apaixonante. Isto porque é uma área em que é necessário agregar conhecimentos com alguma profundidade em praticamente todas as áreas das comunicações por computador e em que o esforço da comunidade científica na normalização de arquitecturas e protocolos tem sido profícua mas, simultaneamente, pouco eficiente nos progressos efectivos da sua aplicabilidade no mundo real das redes Internet. Há já alguns anos que a UM tem vindo a desenvolver um esforço de I&D em arquitecturas e protocolos que tentam resolver as mais importantes limitações das arquitecturas normalizadas, nomeadamente das preconizadas pelo pela ISO e pela IETF. Esta disciplina aparece como uma oportunidade de aproveitar o know-how adquirido pelos docentes deste departamento nesta área, passando-o para os formandos do Education.MICEI, permitindo que estes recebam formação teórica, possam experimentar com ferramentas de utilização em cenários reais e, inclusive, cooperar nas actividades de I&D ainda em curso.
Programa: 1. Gestão de redes não normalizada: pequenas aplicações utilitárias e gestão adhoc; 2. Visão Genérica das principais arquitecturas de gestão: OSI, TMN, INMF; 3. Arquitectura de gestão INMF/SNMP: modelo de dados, arquitectura das entidades de gestão, paradigmas de comunicação, objectos de gestão, ASN.1, normas SMI, MIB e SNMP, outras normas complementares; 4. Gestão por serviços: arquitecturas independentes dos modelos de dados, NSMF; 5. Tecnologias complementares: gestão através da Web, agentes móveis, gestão por delegação e políticas de gestão.
Pré-requisitos: Formação genérica em redes de computadores, protocolos de interconexão de redes e nas pilhas protocolares OSI e Internet.
Resultados de Aprendizagem: Dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre as mais importantes normas e tecnologias de gestão de redes actualmente em uso. Os alunos devem ser capazes de reconhecer as actividades inerentes à gestão de redes e saber escolher e aplicar as tecnologias mais apropriadas para a realização dessas actividades. Devem conseguir, também, saber identificar os custos e as principais limitações da aplicação dessas tecnologias em vários cenários de implementação.
Métodos de Avaliação Alternativos: 1. Teste Escrito (100%). 2. Teste Escrito (50%) + Análise e discussão de artigo (50%, trabalho individual entregue na última aula do semestre). 3. Pequeno projecto individual (100%, entregue e discutido na mesma semana do Exame Escrito Final).

Representação do Conhecimento e Sistemas Inteligentes (RCSI)

Página da disciplina: http://gia1.di.uminho.pt/gia/default.aspx?m=204&t=2041&d=0

Docente: Doutor José Manuel Machado

Objectivos da Disciplina: Introduzir a problemática da representação do conhecimento e formas de raciocínio nas suas diferentes valências, i.e., na concepção e especificação formal baseada em Sistemas Simbólicos; Abordar a problemática relacionada com a análise, especificação e desenvolvimento de agentes inteligentes e de sistemas multiagente.

Criptografia (CPT)

Página da disciplina:

Docente: Doutor Manuel Bernardo Barbosa

Apresentação da Disciplina: A disciplina de criptografia pretende conferir aos alunos do Education.MICEI as competências mínimas que qualquer Eng. Informático ou profissional das TI deveria ter na área da Segurança da Informação. Estes conhecimentos dividem-se em três componentes principais: 1) Conceitos básicos de criptografia e segurança da informação (cifras, assinaturas digitais, etc); 2) Certificação e Public Key Infrastructure (PKI); 3) Utilização de tecnologia criptográfica em aplicações e protocolos existentes.

Para aqueles alunos que já possuam conhecimentos fundamentais na área da criptografia, a avaliação poderá ser feita com base num projecto em que se explorem aspectos mais avançados desta área disciplinar. Para tornar viável a frequência desta disciplina por parte de alunos do CEI (e por conveniência do docente), a disciplina funcionará às 6as feira das 18 às 20.
Programa: Terminologia: Segurança, Criptografia, Criptoanálise e Criptologia, Conceitos de cifra, chave e comunicação segura, Cifras simétricas e assimétricas, Funções de hash criptográficas, Message Authentication Codes, Assinaturas digitais, Identificação; Certificação e Public Key Infrastructure (PKI): Certificados X509, Entidades e protocolos associados a uma PKI, Autoridades de Certificação, Cadeias de certificação, Certification Practice Statements e Certification Policies, Certificate Revocation Lists, Problemas do X.509, Public Key Cryptography Standards, Certificados de atributos; Aplicações correntes da criptografia: On-line Certificate Status Protocol (OCSP), Pretty Good Privacy (PGP), Secure Sockets Layer (SSL) e HTTPS, Kerberos, Secure Shell (SSH), IP Security (IPSec) protocol.
Resultados de Aprendizagem: Explicar os objectivos fundamentais da criptografia moderna (confidencialidade, integridade, autenticação e não repúdio) e reconhecer as primitivas criptográficas que lhes estão associadas. Identificar os protocolos criptográficos relevantes à segurança de sistemas concretos. Discutir a utilização de Certificados de Chave Pública e descrever os componentes centrais de uma Public Key Infrastructure. Manipular aplicações correntes/comerciais da criptografia.

Extracção de Conhecimento em Bases de Dados (ECBD)

Página da disciplina: http://sim.di.uminho.pt/ensino2.php3?seccao=geral&id=10

Docente: Doutor Paulo Jorge Azevedo

Objectivos da Disciplina: Disponibilizar uma introdução às técnicas de extracção de conhecimento. Apresentar casos de estudo e áreas de aplicação. Fomentar a análise de resultados e estudar técnicas adequadas a cada tipo de problema. Ganhar sensibilidade aos dados e aos problemas. Disponibilizar uma introdução aos conceitos básicos de modelos de previsão e sua aplicação. Estudar o tipo de linguagem de representação das estruturas extraidas dos dados.

Sistemas de Data Warehousing e Processamento Analítico (SDWPA)

Página da disciplina: http://sim.di.uminho.pt/ensino2.php3?seccao=geral&id=10

Docentes: Doutor Miguel Francisco Rocha e Doutor Rui Castro Mendes

r4 - 12 Feb 2007 - 19:46:49 - JoseBacelarAlmeida
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM