...collaborate on

Trabalho Prático

Objectivos

Com este trabalho o aluno irá sedimentar os conhecimentos leccionados ao longo da disciplina. O trabalho será desenvolvido em várias etapas nomeadamente: concepção/adaptação de um Schema; criação de algumas instâncias para alguns casos de estudo; desenvolvimentos de várias transformações visando diferentes destinatários.

Regras do Jogo

O aluno deverá escolher uma das propostas que deverá desenvolver e apresentar ao docente até 2 dias antes do encerramento dos livros de termos.

Cada projecto consistirá numa aplicação XML desenvolvida pelo aluno e que deverá ter as seguintes componentes:

  1. XML Schema do problema abordado.
  2. Instância(s) suficientemente demonstrativas.
  3. Stylesheet XSL para gerar uma versão Web.
  4. Relatório do trabalho em XML e devidamente processado com as ferramentas disponíveis em Trabalho do Guilherme (podem fazer as alterações que julgarem pertinentes).
  5. Página HTML com os dados do projecto - "Project Record".
  6. Opcionalmente, uma interface para o Authentic para a Edição de instâncias.


Projecto _DateBook

Neste projecto, pretende-se que o aluno desenvolva uma plataforma de suporte a uma agenda electrónica de eventos.

Projecto _Genealogia

Neste projecto, pretende-se que o aluno desenvolva uma plataforma de suporte a genealogias.

Projecto _BibTeX

Neste projecto, pretende-se que o aluno desenvolva uma plataforma de suporte a uma base de dados bibliográfica tipo BibTeX, ou seja, o sistema de informação será composto por uma lista de registos. Um registo destes pode ser de um de vários tipos. Os vários tipos e a respectiva estrutura descrevem-se a seguir:

article
artigo publicado em revista; tem os seguintes campos obrigatórios:
lista de autores, título, nome da revista e ano; e tem os seguintes campos opcionais: volume, número, páginas, mês e nota descritiva.
book
campos obrigatótios: lista de autores ou de editores, título, editora, ano; campos opcionais: volume ou número, série, edição, mês e nota descritiva.
inbook
capítulo de um livro; campos obrigatórios: lista de autores ou de editores, título, capítulo ou páginas, editora, ano; campos opcionais: volume ou número, série, edição, mês e nota descritiva.
inproceedings
artigo publicado nas actas de uma conferência; campos obrigatórios: lista de autores, título, título das actas, ano; campos opcionais: editor, volume ou número, série, páginas, edição, mês e nota descritiva.
masterthesis
tese de mestrado; campos obrigatórios: autor, título, instituição, ano; campos opcionais: mês e nota descritiva.
misc
Este tipo deverá ser usado para todas as entradas que não sejam classificáveis num dos outros tipos, por exemplo referências da Internet; campos obrigatórios: nenhum; campos opcionais: lista de autores, título, meio de publicação, mês, ano e nota descritiva.
phdthesis
tese de doutoramento; campos obrigatórios: autor, título, instituição, ano; campos opcionais: mês e nota descritiva.
proceedings
Actas de Conferência; campos obrigatórios: título e ano; campos opcionais: lista de editores, volume ou número, série, editora, nota descritiva, mês e organização.
techreport
Relatório Técnico; campos obrigatórios: lista de autores, título, instituição e ano; campos opcionais: número, mês e nota descritiva.

A aplicação desenvolvida deverá permitir a navegação por título, autor e tipo de publicação.

Projecto _ReferênciasTurísticasPessoais

Neste projecto, pretende-se que o aluno desenvolva uma plataforma de suporte a uma base de dados de locais turísticos visitados ou a visitar. A informação a guardar deverá caracterizar o local (coordenadas geográficas, pontos de acesso, ...), alojamento disponível (registando as opiniões de anteriores visitas), pontos de interesse a visitar na região, actividades que se podem realizar, ... O repositório deverá estar organizado hierarquicamente por: país, província, distrito.

Deverão ser desenvolvidas stylesheets XSL para suportarem a criação de um website com as seguintes características:

  1. Na página principal são disponibilizados uma série de índices que suportam diferentes tipos de navegação: geral (os locais são apresentados numa única lista ordenada alfabeticamente por designação), geográfico (os locais são agrupados por país, província e distrito), pontos de interesse (as entradas do índice correspondem a uma listagem ordenada alfabeticamente dos pontos de interesse), actividades. Em qualquer momento, deverá ser possível navegar para a frente e para trás (Seguinte e Anterior) e, regressar à página principal dos índices.

r5 - 12 Feb 2007 - 19:52:51 - JoseBacelarAlmeida
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback
Syndicate this site RSSATOM