...collaborate on

Ficha Nº4

Objectivos:

O objectivo principal desta ficha é familiarizar o aluno com a utilização e manipulação de matrizes em C. As strings são casos particulares de arrays: uma string é um array em que os elementos são todos do tipo char. Assim, nesta ficha surgem também alguns exercícios envolvendo manipulação de strings.

Exercícios:

Exercício Nº1: Média dos Alunos

Cada aluno de uma licenciatura em Ciências da Computação pode ter notas correspondentes a 10 disciplinas feitas durante o ano lectivo (caso não tenha sido avaliado positivamente a uma disciplina não terá essa nota).

  1. Declare as estruturas de dados (o modelo) necessárias para suportar o sistema de informação: um aluno tem um número (inteiro), um nome (string) e uma lista de notas (reais).
  2. Inicialize a estrutura de dados: na declaração e/ou numa função de inicialização que é chamada no início da função main().
  3. Especifique um programa em C para calcular a média de cada aluno (faça uma função que dada a estrutura de dados principal e o identificador do aluno, produz como resultado a sua média).
  4. Calcule a média geral da turma.
  5. Calcule a média da turma em cada disciplina.
  6. Calcule a percentagem de faltas (ausência de nota).

Exercício Nº2: Gestão de Armazens

Uma empresa tem 10 armazens e precisa de um programa que leia as vendas mensais dos 10 armazens, calcule a media de vendas e produza uma listagem dos armazens com vendas superiores à média calculada.

Exercício Nº3: Normalização de Espaços numa String

Especifique as seguintes funções:

  1. Dada uma string, retira os espaços no fim da string.
  2. Dada uma string, retira os espaços do início da string.
  3. Dada uma string, substitui todas as sequências de um ou mais carácteres brancos (espaço ou TAB) no meio da string por um único espaço branco.

Exercício Nº4: Conversão Árabe-Romano

Especifique um programa em C que lê um inteiro e produz a string com o correspondente número em notação romana.

r3 - 01 Apr 2004 - 14:56:14 - JoseCarlosRamalho
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback
Syndicate this site RSSATOM