...collaborate on
++ COMUNICADO

Caros colegas e alunos, depois dos acontecimentos ocorridos no dia de hoje e que foram as entregas e defesas da fase 1 do Projecto Integrado achei que devia redigir este comunicado para, pelo menos, todos reflectirmos um pouco sobre o que aconteceu.

Antes de mais, queria aqui deixar expressos os meus parabéns a todos os alunos que, com mais ou menos dificuldades, realizaram um trabalho honesto e compareceram como acordado para fazerem a respectiva defesa.

Foi com grande consternação e tristeza que ao fazer o balanço no fim do dia, a equipe docente constatou que cerca de 50% dos trabalhos apresentados incluíam fraudes a vários níveis. Muitos de vocês foram afectados pos esta situação e no fim fiquei com a sensação de que não perceberam inteiramente o que tinham feito o que motivou esta minha reflexão. Não percebem que:

  • copiar um trabalho é o mesmo que roubar, é como entrar num gabinete com a porta aberta e retirar de lá o que entenderem?
  • ao copiar um trabalho estão a desvalorizar o vosso trabalho?
  • ao copiar um trabalho estão a enganar-se a vocês próprios pois não aprendem?
  • ao copiar estão a enganar o docente que tem estado empenhado em ensinar-vos e em preparar-vos para o que será o resto da vossa vida?
  • um dia podem não ter nada nem ninguém por onde copiar? E aí? Como irão fazer se a vossa cabeça não está preparada para pensar per si?
  • se quiserem viver num país honesto onde as pessoas sejam verdadeiras isso pode começar por cada um de vocês? Que exemplos dão aos outros ao vosso lado ou que ainda caminham atrás de vós?

Pensem nestas questões que aqui deixo e que se estamos a actuar como actuámos é porque acreditamos que vocês podem ser muito melhores do que mostraram hoje.

Eu acredito. Vocês acreditam? Ainda temos um caminho a percorrer juntos...

José Carlos Ramalho

PS: Atendendo à dimensão do problema a equipe docente emitirá, amanhã às 12.00h, um comunicado onde ficará estabelecido em definitivo como será o procedimento relativamente às situações fraudulentas detectadas hoje (isto só será feito por serem alunos do 1º ano).

-- JoseCarlosRamalho - 30 Mar 2005

r1 - 30 Mar 2005 - 20:20:06 - JoseCarlosRamalho
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback
Syndicate this site RSSATOM