Universidade do Minho
Departamento de Informática

Tópicos

Avisos

2 Jul Já está disponível o formulário para candidatura online.

9 Mai Já está disponível o programa das JOIN'07, onde será feita a apresentação pública do Mestrado de Informática.

5 Mai A apresentação pública do Mestrado de Informática será feita nos próximos dias 10 e 11 de Maio no Anfiteatro A1 do Campus de Gualtar.

9 Mar As candidaturas decorrerão entre 11 de Junho e 3 de Setembro.

Computação Paralela Distribuída

Esta UCE é fruto da colaboração científica entre o Grupo de Engenharia de Computadores do Departamento de Informática e o Grupo de Análise Numérica do Departamento de Matemática, na área da computação paralela, existente desde o início da década de 90, que conduziu com sucesso várias teses de doutoramento.

A computação paralela e distribuída evoluiu na última década para um modelo integrador de componentes de custo reduzido e de elevada capacidade, nomeadamente ao nível da arquitectura dos processadores multi-core e das tecnologias de interligação. Teve como consequência a proliferação de clusters computacionais para a resolução de problemas computacionalmente intensivos, e a sua interligação em grelha inter-institucional (grid) como forma de se aceder a um maior poder computacional a uma fracção do custo de um supercomputador da geração anterior.

O domínio das tecnologias de CPD para a utilização, programação e administração eficiente destes novos instrumentos da sociedade de conhecimento é um factor chave para o desenvolvimento do Minho, numa busca de excelência em tecnologias de informação.

Coordenação Científica

Resultados de Aprendizagem

  • Caracterizar e avaliar qualitativa e quantitativamente a arquitectura de sistemas de computação paralelos/distribuídos e respectivo desempenho na execução de aplicações.
  • Projectar, desenvolver, implementar e optimizar aplicações paralelas e distribuídas, utilizando paradigmas de computação paralela.
  • Caracterizar e desenvolver implementações sequenciais e paralelas de algoritmos e métodos numéricos.
  • Planear e instalar clusters e grelhas computacionais, e avaliar a aplicar as técnicas mais adequadas de administracão e gestão dos recursos.
  • Planear, executar e divulgar os resultados de projectos de avaliação e optimização de desempenho de sistemas de computação na execução de tarefas.
  • Desenvolver de forma integrada e em equipa, a função de concepção e projecto em Engenharia da Computação, e respectiva comunicação escrita e oral dos resultados.

Módulos

A UCE em CPD está organizada em 4 módulos temáticos, de 5 ECTS cada, os quais se articulam entre si através de um módulo integrador (com 5+5 ECTS) que tem como principal objectivo a concretização de um projecto (no sentido lato), passando pelas fases de procura e síntese de informação, auto-aprendizagem de conceitos complementares aos adquiridos nos módulos temáticos, treino de aptidões experimentais na aplicação dos conhecimentos adquiridos, e análise, interpretação e avaliação de resultados experimentais, comunicação escrita e defesa oral. Os módulos temáticos que constituem a UCE em CPD são:

  • Sistemas de Computação e Desempenho
  • Paradigmas de Computação Paralela
  • Algoritmos e Métodos Numéricos
  • Planeamento e Administração de Clusters
  • Módulo integrador

Parcerias

r3 - 08 May 2007 - 15:23:57 - AlcinoCunha
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM