Universidade do Minho
Departamento de Informática

Tópicos

Avisos

2 Jul Já está disponível o formulário para candidatura online.

9 Mai Já está disponível o programa das JOIN'07, onde será feita a apresentação pública do Mestrado de Informática.

5 Mai A apresentação pública do Mestrado de Informática será feita nos próximos dias 10 e 11 de Maio no Anfiteatro A1 do Campus de Gualtar.

9 Mar As candidaturas decorrerão entre 11 de Junho e 3 de Setembro.

Tecnologias e Protocolos de Infra-Estrutura

A unidade curricular Tecnologias e Protocolos de Infra-Estrutura (TPI) visa fornecer formação fundamental e especializada em Redes de Computadores, promovendo o conhecimento e as aptidões dos alunos em tecnologias actuais e emergentes em ambientes reais de interligação em rede, tanto em contextos móveis como em contextos de ligação fixa.

Esta UCE, Tecnologias e Protocolos de Infraestrutura (TPI), quando agregada à UCE Engenharia de Redes e Serviços (ERS), tem também funcionamento semestral integrada no Mestrado em Redes e Serviços de Comunicação (MERSCOM, já registado na DGES). A Universidade do Minho é coordenadora da candidatura Erasmus Mundus, EMCoCNS - European Master Course on Computer Networks and Services, em parceria com Universidad de Vigo (SP), Czech Technical University (CZ), University College London (UK) e Fraunhofer-Institut Digitale Medientechnologie (DE).

Coordenação Científica

Resultados de Aprendizagem

  • Explicar os principais conceitos teóricos subjacentes às principais tecnologias de acesso e core, sabendo exemplificar e discutir o uso dessas tecnologias em cenários de redes distintos.
  • Identificar e descrever os diversos tipos de redes móveis e sem fios existentes, atendendo à sua arquitectura, pilha protocolar, função e aplicabilidade.
  • Seleccionar os serviços de rede mais apropriados para suportar uma dada aplicação em ambiente móvel.
  • Identificar e discutir as diferenças e conceitos subjacentes aos protocolos IPv4 e IPv6 e compreender as vantagens das várias alterações e extensões propostas no protocolo IPv6
  • Compreender os princípios e funcionalidades inerentes à Mobilidade IP, concretizando para IPv4 e IPv6 (mobilidade IPv4 e mobilidade IPv6); identificar as diversas soluções propostas para melhorar os processos de mobilidade em redes IP
  • Reconhecer a motivação para a integração de serviços com requisitos de Qualidade de Serviço (QoS) variados, e planear essa integração com base em mecanismos e protocolos específicos.
  • Desenvolver projectos de engenharia das redes de comunicações fixas e móveis, em particular analisar, planear e implementar redes de computadores e serviços de comunicações.

Módulos

A estruturação base da unidade curricular é a seguinte:

  • Tecnologias de Rede de Acesso e Core
  • Redes de Comunicações sem Fios e Móveis
  • Redes IP Avançadas
  • Redes Multi-serviço
  • Seminários

Mais informação sobre os módulos da UCE TPI aqui.

Parcerias (em negociação)

r11 - 10 May 2007 - 19:24:26 - PauloCarvalho
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM